Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Não vou de táxi




Apesar do charme do black cab, não precisa ir de táxi nem para os aeroportos. Londres tem o transporte mais eficiente que eu já vi. É bom, bonito, masss não é barato - para os parâmetros da cidade - já que aqui uma passagem vale mais que uma Nutella rs. Se eu fosse comparar custo x benefício com São Paulo, a Inglaterra faria a Alemanha e golearia o Brasil por 7 a 1. 

O gol de São Paulo fica por conta da integração que aqui não tem. Você paga cada transporte individualmente. Mas pelo menos tem o teto tarifário. A partir de £4,40 para ônibus não é descontado mais nada do seu cartão. No caso do metrô o daily cap varia muito.

Nos pontos (não em todos, mas em muitos) há painéis que informam o horário que irá passar seu ônibus. Isso economiza aquele stress de imaginar se ele já passou ou em quanto tempo irá passar... E adivinha? Funciona! Se ele marca que em 2 minutos ele chegará, então, ele vai chegar. Caso aconteça algum problema, o tempo será ajustado na hora. 

Além disso, a cidade oferece metrô, trem e DLR. São quase 300 estações divididas em 9 zonas. Você consegue ir para tudo quanto é lugar de transporte público. Fora os trilhões de pontos para aluguel de bicicleta.

O "bilhete único" de Londres chama Oyster e é aceito até em barcos. Ahhh é, ainda tem embarcações pelo Thames...

Mas vamos aos preços!

Ônibus 

Tarifa unitária para qualquer lugar £1,50.

Metrô/Trem/DLR (off peak - fora de pico*)

Já fica mais complicado. A cobrança não é apenas por zona - como eu já li em alguns lugares - é por região também. Se você for na mesma zona e área pode pagar £1,70/£1,50*, mas se for para o Aeroporto de Heathrow (zona 6) partindo da zona 2 irá gastar £5,10/£3,10*. 

Só que não se preocupe. No geral, as zonas que você mais irá usar para turismo (1 e 2) a tarifa sai por £2,90/£2,30*. De qualquer forma, para ter certeza de quanto vai gastar, pode fazer uma simulação de trajeto por aqui

Existem também tarifas especiais como bilhetes válidos por uma semana e um mês. Tudo depende do tanto que você precisa usar de transporte. Para quem pega pelo menos dois ônibus por dia, por exemplo, compensa pagar a tarifa mensal. Também há condições especiais para turistas, estudantes, crianças, adolescentes e idosos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...