Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sim, sou jornalista!

No bar, somos aquele com cara de louco, que conversa brigando, que fala palavrão, fuma e bebe muito - inclusive café rs. Na rua, somos aquele que observa a tudo e não pode ver um motim que já se aproxima para fazer a apuração. Queremos saber de tudo, achamos que sabemos tudo. Não. Não sabemos. Mas, conhecemos quem sabe! Somos nossas fontes, nossas entrevistas, nossas palavras em um papel rabiscado. Somos a curiosidade maior do que o bom senso, maior do que o risco de morrer e, às vezes, morremos por isso. Somos a história ainda não contada, a inspiração do último segundo, o texto lindo que nenhum editor teria a audácia de cortar. Somos o off, o in e nossa pauta, sempre, será melhorar o mundo.
Então, por que escolhi ser jornalista? Porque sempre tive muita curiosidade por todas as coisas que existem - e aquelas que inventamos. 
Antes, quando alguém me perguntava qual era minha profissão, saia um tímido 'jornalista', mas jamais por vergonha da minha escolha, justamente o contrário, não me achava ainda digna do valor que estas palavras carregam. Como assim, eu, uma J-O-R-N-A-L-I-S-T-A, detentora do 4º poder rs. Agora, falo com orgulho. Me sinto útil às pessoas divulgando coisas que elas gostariam de saber e outras, que devem. Isso me faz lembrar daquele texto do Correio Braziliense sobre 'para que serve o jornal'. Afinal, 'para que serve o jornalismo senão para servir?' 
Ainda tem muita coisa que eu quero fazer, claro. Ainda tem muita coisa que eu preciso melhorar, claro. Mas, é sempre bom sentir aquela sensação de estar no caminho certo. 
Agradeço a todas as pessoas que fazem parte desta trilha. São todos jornalistas que eu tenho orgulho de ter por este caminho. Feliz Nosso Dia!!!





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...