Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pra quê serve a matemática, afinal?


Eu amo matemática! Ok, isso parece (é) estranho porque sou jornalista, mas se você se der a oportunidade de conhecer este universo também poderá se apaixonar!

Quando eu comecei a aprender equação também me perguntava quando raios usaria aquilo na minha vida. Agora eu sei, toda a nossa vida depende destas simples operações: (+) (-) (/) e (x)...

Olhe a seu redor, nada seria possível sem todos aqueles cálculos matemáticos que parecem mirabolantes, quando na verdade representam a simplificação das criações 'divinas'. Quer um exemplo? Em vez de escrever: uma parte de quatro partes iguais, apenas use 1/4! É isso que todos aqueles números significam. A descrição da natureza em códigos para 'facilitar' a compreensão e identificar padrões que possam possibilitar ao homem 'copiar' Deus. Uma equação é uma redação numérica.

Outro exemplo? O dia de hoje. O ano bissexto só existe para fechar a conta do calendário anual com a translação da Terra. É uma convenção humana apenas para contar certinho o tempo.

Se você se deixar levar pelos números irá descobrir uma dimensão mágica onde tudo parece possível! A excitação vem de tornar real aquilo que se imaginou usando as peças do quebra-cabeça para representar o que já existe na esperança de criar algo novo. Como o avião que imita a anatomia de um pássaro, um carro que tem suas curvas semelhantes às de uma folha para minimizar o arrasto do vento, a curva (catenária) do ovo, a mais resistente da natureza, usada em pontes, túneis, viadutos. Quer testar? Tente quebrar um ovo segurando ele em pé. Impossível! 

Outro belo exemplo é a Sagrada Família, de Gaudí, em Barcelona. Ele criou a igreja usando magnificamente as formas da natureza. A obra-prima iniciada em 1883 está em construção até hoje.




Bom, se eu consegui te deixar pelo menos um pouquinho curioso em saber mais sobre matemática, recomendo assistir a uma palestra do professor Ricieri. Além de divertido, ele fala bastante sobre exemplos práticos de matemática aplicada à vida, aliás, este é o tema do curso.

Também vale conferir as aulas do professor americano Salman Khan. Ele disponibiliza na internet vídeos com aulas interessantes e bem didáticas. 









Um comentário:

  1. Gostei do seu texto, mas mesmo assim, não consigo simpatizar com a matemática! rs
    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...